Anarquismo Coletivista e a comunidade OPEN SOURCE

Antes de explicar o porquê você é um anarquista coletisvista se você é um programador OPEN SOURCE eu vou lhe explicar algumas premissas desse tipo de anarquismo.

Liberdade individual

A premissa básica do Anarquismo é a liberdade individual, onde se alguém for cerceado de sua liberdade por outro, é uma limitação dessa premissa.

E se você, como anarquista, inteferir na liberdade de outrém está inteferindo diretamente na sua, pois sua liberdade individual só existe quando todos a sua volta também a possui, liberdade individual.

O Estado

O Anarquismo acredita que o Estado é o maior gerador de diferenças sociais, mesmo esse devendo fazer o contrário.

Mas vimos na história que por melhor que seja a intenção, socialista, qualquer país com um Estado forte só tende a foder a vida de sua população.

O Problema

Para mim qual o maior problema do Estado?

Basicamente você deixa MUITO poder na mão de poucas pessoas e como sabemos o poder/dinheiro corrompe.

O mais correto seria uma democracia direta e não representativa, até porquê nenhum político eleito me representa.

Só que melhor que tomar decisões para um grupo gigantesco, como um país, seria tomar decisões locais e que essas sejam propagadas.

Se te lembrou orientação a eventos, parabéns.

Vou dar um exemplo da nossa comunidade.

Olhe quantos eventos no formato Cidade.js ou FrontInCidade. Nesses eventos todos seguem um padrão porém cada evento é autônomo.

Para botar em prática esse formato eu criei o JS4Girls que é um evento ABERTO, DE GRAÇA e autônomo, onde cada organizadora de cada cidade fará o evento da forma que melhor agradar seu público, porém o conceito e regras de todos são os mesmos.

O Trabalho

No Anarquismo Coletivista você deve ganhar pela % que você trabalhou em cima de um projeto/produto.

Aqui é bem diferente do comunismo pois não queremos que todos ganhem a mesma coisa, queremos que todos na verdade, façam o que mais amam, no horário que for melhor, sendo dono de seu próprio negócio.

A Organização

Uma das premissas do Anarquismo é que as pessoas se organizem em grupos locais com mesmos interesses, ou seja se você nâo se encontrou em algum perto de você pode procurar em outros lugares comunidades que possuam regras que você possa aceitar.

Ou seja, existirá comunidades para todos os gostos, porém se você não respeitar as regras daquele grupo você será excluído do mesmo, tornando-se pária para esse grupo. Logo ele terá que procurar outro que o aceite.

Caso ele não se encontre em NENHUM grupo é pq ele simplesmente não sabe viver em sociedade. Nesse caso, ele não sendo parte de nenhum grupo qualquer pessoa pode fazer o que quiser com ele e sim matá-lo, pois ele é um pária.

Ai você deve perguntar, mas bah Suissa e por que não prende ele?

Ótima pergunta!

Analisemos que as prisões hoje em dia não trabalham para re-socializar a pessoa, então isso será um trabalho da própria comunidade em re-socializar aquela pessoa, pois se ela não quiser ela poderá enfrentar todas as interpéries do mundo.

Então você deve se perguntar:

- Mas bah! Então qual sua solução para isso?

Logicamente que eu não tenho uma solução, mas se eu puder opinar, seria:

Prisões na verdade seriam escolas no formato de internato, onde após a finalização dos estudos a pessoa seria ajudada a encontrar um projeto para trabalhar.

Caso essa pessoa não consiga trabalhar contribuindo com a comunidade a qual ele faz parte ele seria bloqueado dessa comunidade e todas as outras comunidades com a mesma regra não o aceitariam. Mas sim outras comunidades com regras diferentes podem aceitá-lo.

Qual sua ideia Suissa?

Bom eu sempre quis contribuir mais com projetos open source, mas não só com meu código, e sim com uma % do que eu ganhar ($) em cima de todos projetos OPEN SOURCE que usamos.

Claro que não doaria para um projeto OPEN SOURCE que viesse de empresas como Google, Facebook e etc pois eles mesmo mantém seus projetos, mas digo: plugins, módulos, projetos que salvam nossa vida.

SuissaCorp

Bom a Suissa Corp será uma empresa que irá gerenciar todos meus projetos e qual a ideia básica dela?

Na maioria das minhas startups, 50% do lucro líquido será destinado para minha FUndação, que irei criar, para fomentar projetos sociais, educacionais e de animais.

Como eu já consigo viver com R$5000 não preciso de mais, logo a maior parte que eu ganhar eu converterei em ajuda social.

Por quê?

Simplesmente por eu ter tido as coisas muito facilmente na vida, não aceito que eu tive mais oportunidades que 90% da população brasileira e isso como um bom lógico não me entra na cabeça.

EU não sou nenhum gênio, mas hoje estou muito bem na minha vida profissional e gostaria muito de ajudar o máximo possível de pessoas a evoluírem tanto pessoal como profissionalmente.

Meta

Minha meta com esses projetos é receber como doação de quem possui o capital e convertê-lo em conheciemnto para a sociedade que não possui o capital.

Sim um Hobin Hood para educação, por mais piegas que possa parecer é isso que quero fazer.

Se você também pensa em colaborar com o mundo a sua a volta, estamos aí para isso!

Comentários

comments powered by Disqus