JS4Girls - Evento gratuito de ensino de programação para mulheres

A Ideia

Um evento que possa ser feito por qualquer pessoa em qualquer cidade do mundo, para ensinar programação e JavaScript para mulheres.

O evento

O JS4Girls foi idealizado por mim, Suissa, pois como já dou aula de MEAN há mais de 2 anos e se eu tive umas 12 alunas foi muito, por isso e por ter visto diversos comentários extremamente machistas a cerca das mulheres na informática que me incentivou a criar esse evento.

Qual o objetivo dele?

O objetivo do JS4Girls é incentivar e treinar as mulheres para adentrarem nessa área que cada vez mais demanda de profissionais bem qualificados e não encontra. Além disso tende a incluir as mulheres nesse meio digital dominado pelos homens e por pré-conceitos machistas.

Quanto custa?

null

Caso você nâo saiba o que é null você é uma ótima candidata a fazer o JS4Girls.

Como funciona?

Todo o mês, eternamente, irá acontecer um evento presencial em qualquer cidade do mundo que tiver uma pessoa para lecionar o conteúdo já criado pela comunidade, todo mês será o mesmo conteúdo, pois é a aula para iniciar as mulheres na programação. Cada mulher de preferência irá chamar pelo menos uma amiga para participar do próximo evento.

E o que irá acontecer com as mulheres que participaram???

Elas irão continuar estudando via web, lendo os conteúdos novos ou vendo as aulas online ou os vídeos gravados, que serão criados pela comunidade. Todo mês terá um módulo novo para estudo.

Toda a comunidade irá contribuir com novos módulos, criando assim um curso bem completo para que qualquer pessoa, independente do sexo, possa estudar.

A cada mês sairá um módulo novo para que cada aluna possa continuar seus estudos, tudo dependerá única e exclusivamente da aluna, assim fomentamos o autodidatismo intrínseco em cada pessoa que realmente deseja aprender.

A Entrada

Espero que TODAS as cidades sigam isso, que a entrada custe 1Kg de alimento não perecível a ser doado para alguma instituição de ajuda social.

Ué mas não é de graça?

É sim porque não cobramos nada e você ainda ajudará o próximo, que acredito ser o mínimo que um ser humano precise fazer para viver em sociedade

Eventos de Agosto

O evento de Agosto foi realizado nas seguintes cidades:

Para Setembro já temos fechado mais 5 cidades.

Como fazer na minha cidade?

Você precisa apenas achar um local e uma pessoa para lecionar, pois o conteúdo já está criado, não será permitido a entrada de homens a não ser que ele seja o organizador ou professor.

O JS4Girls é um evento autônomo e auto-gerenciável, baseado nas ideias do anarquismo coletivista do qual sou simpatizante.

Local

O lugar ideal é um laboratório de informática em alguma faculdade, pois elas são mais abertas a esse tipo de evento.

Caso não seja pssível uma sala com computadores cada mulher deverá levar o seu.

O mínimo que a sala precisa ter é mesa, cadeiras e um projetor.

Limite da turma

Não há limite imposto, mas eu sugiro até 16 pois fica muito complicado passar todo o conteúdo em tempo hábil.

Caso o número de interessadas exceda a capacidade da turma, que elas já sejam cadastradas para o próximo evento, pois a ideia é ter ele mensalmente.

A aula

A pessoa que for ministrar irá utilizar os slides e o conteudo didático já criados por mim e a comunidade que muito contribui para que isso fosse possível.

Próximo JS4Girls

Acontecerá dia 12 de Setembro, então se você quer fazer na sua cidade está na hora de procurar um local e fale comigo.

O que eu, Suissa, ganho com isso?

Realização pessoal, felicidade, reconhecimento, satisfação, etc.

Ahhhhh! Se você perguntou sobre dinheiro a resposta é 0, ainda bem que eu não ligo para isso né. ;)

Com a força da comunidade espero mudar o cenário machista em que vivemos na área da informática.

E se você não gostou PAU NO SEU CU!

ps: NÃO QUERO NENHUMA DOAÇÃO PARA ESSE PROJETO

Comentários

comments powered by Disqus