Português - Dica - etc.

etc.

etc. é a abreviatura internacionalmente utilizada para a expressão latina et cetera (ou et cætera, ou ainda et coetera), que significa “e outras coisas da mesma espécie”; “e o resto (tratando-se de uma relação de itens)”; “e assim por diante”. No Latim, é formada pela conjunção et (que corresponde ao nosso “e”), mais cetera (o plural neutro de ceterus, “o resto”).

Achei interessante saber o porquê etc. usa esse ., por ser uma abreviação.

À direita do etc. usamos um ponto para indicar que não se trata de uma palavra, mas sim de uma abreviação: essas três letras não são lidas como tais (/etecê/ ou /étic/), mas como uma representação condensada de etcétera, da mesma forma que cia. e dr. são lidos como “companhia” e “doutor”

E muito bom saber que colocar reticências, ..., depois está bem errado, pois ela tem a mesma função do etc..

Já deparei muitas vezes com o ingênuo costume de colocar reticências após o etc., o que parece um excesso injustificável, uma vez que ambos são recursos utilizados para o mesmo fim: sinalizar a nosso leitor que a enumeração que estamos apresentando não é exaustiva, apenas exemplificativa. Dentre tantas outras, mostro algumas opções:

— atlas, livros didáticos, gramáticas, dicionários, etc.

— atlas, livros didáticos, gramáticas, dicionários, entre outros

— atlas, livros didáticos, gramáticas, dicionários…

— atlas, livros didáticos, gramáticas, dicionários, por exemplo

Eu sempre pontuei antes do etc. como no exemplo acima, apesar de achar hoje em dia desnecessário já que o etc. possui um e intrínseco, porém é aceito e mais utilizado com pontução.

E a pontuação ANTES do etc.? A tendência é pontuá-lo como os demais itens da enumeração que ele estiver encerrando: (1) com vírgula (a, b, c, etc.), (2) ponto-e-vírgula (a; b; c; etc.) ou (3) ponto (A. B. C. Etc.). Os exemplos são do Grande Manual de Ortografia Globo, de Celso Pedro Luft:

(1) “Comprou livros, revistas, cadernos, etc.”

(2) “Palavras com rr e ss: carro, narrar; excesso, remessa; etc.”

(3) “Levantar cedo. Respirar o ar matutino. Fazer ginástica. Etc.”

Assim vem o etc. pontuado, sistematicamente, no Acordo Ortográfico de 1943 e no Vocabulário Ortográfico de 1981. Assim está na maioria das gramáticas, assim é a prática da maioria dos escritores modernos.

fonte: http://sualingua.com.br/2009/05/13/pontuacao-do-etc/

Comentários

comments powered by Disqus